quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Eles não são do mundo

No capítulo 17 de João, nós encontramos Jesus fazendo uma oração ao Pai, intercedendo, não só pelos seus discípulos bem como por todos que um dia (no futuro), viessem a crer pela pregação da palavra.
Encontramos a palavra mundo no texto. Queremos falar um pouco dessa palavra e entender o que a mesma significa.
1 - Mundo cosmos: Quando olhamos o sol, a lua as estrelas, o firmamento, quando olhamos as florestas, o mar, a terra, as montanhas, etc, podemos entender como sendo o mundo criado pelas mãos majestosas, santas do Deus onipotente e criador de todas essas coisas. De acordo com o Salmo 19 esse mundo cosmos representa a excelência da criação divina. "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos". Essa é a revelação geral de Deus a toda a humanidade. Essa revelação natural faz que as criaturas de Deus O aplaudam incessantemente. Esses são os atributos invisíveis de Deus, percebidos por meio das coisas que foram criadas. A criação natural de Deus, mostra seu desejo de ser reconhecido por suas criaturas, por que por meio delas essa revelação produz conhecimento.
Se olharmos com mais carinho e atenção durante á noite para o Céu, vamos encontrar tantas estrelas no firmamento que esse olhar nos levará a honrar a Deus pelo que ele é, todo poderoso.
Portanto, o mundo cosmo revela o Deus invisível que se tornou conhecido por suas obras visíveis.

2 - Mundo sistema: Esse é o mundo onde Satanás reina. É onde ele exerce o seu poder, é considerado o mundo mal. Jesus disse que esse mundo jaz no maligno. É nesse mundo onde a maldade do homem se multiplica a cada dia. Para entendermos esse mundo mal, basta ouvirmos o noticiário e logo veremos o que acontece nele. Ex. Fome, sede, peste, guerra, latrocínio, homicídio, pedofilía, estupro, luxúria, prostituição, idolatria, pai contra filho, filho contra pai. Marido contra esposa, esposa contra marido, drogas, religiosidade, corrupção, adultério, crianças sendo geradas e abandonadas irresponsavelmente, filhas sendo usadas sexualmente pelos pais, adultos abusando sexualmente de crianças. Essa maldade lavra a terra como fogo.
É nesse mundo mal produzido pelo sistema humano, que Jesus nasce para trazer o mundo dos salvos.

3 - Mundo dos salvos. Jesus, ao nascer nesse mundo sistema, trás as boas novas do Evangelho para salvar aqueles que nesse mundo mal venha crer nEle por meio da pregação da sua palavra.
É nesse mundo sistema que Jesus nasce para trazer divisão entre o bem e o mal, entre o que é santo e o profano, entre o justo e o injusto, entre o que é certo e o que é errado, entre os que são de Cristo e os que são do Diabo.
Todos os que estão vivendo debaixo das asas de Satanás, vivem no mundo sistema, o mundo dos condenados pela palavra de Deus. Pois esses são inimigos de Deus, pois não tiveram a coragem de assumirem compromisso com o Senhor Jesus e o Seu Reino.
Mas a todos os que ouvem sua palavra e crêem nela, são separados desse mundo sistema, mundo de trevas, para viverem no mundo da luz, o mundo dos salvos em Cristo Jesus. São os que foram comprados por um alto preço e lavados no sangue do cordeiro que tira o pecado do mundo sistema. É o chamado mundo dos redimidos, dos que foram santificados, justificados e submetidos ao senhorio de Jesus Cristo. Tudo isso graças ao mover do Espírito Santo, que uniu estes ao Senhor Jesus.
Veja que embora vivendo nesse mundo sistema humano, Jesus roga ao Pai para que não nos tire desse mundo condenado e que jaz no maligno, mas que nos livre do mal desse mundo. (v 15).
Jesus sabe que o mundo nos odiará, pois O odiou. Jesus pede que sejamos guardados dos males desse sistema, que não escolhe quem vai ser atingido. Mesmo não sendo desse mundo, estamos sujeitos as suas influências maléficas.
No v. 17, Jesus pede ao Pai que nos santifique. Ele não pede pelo bem estar temporal dos salvos, mas por sua santidade, que é o não envolvimento nas coisas desse mundo satânico. Essa santificação é alcançada por meio da obediência a palavra de Deus.

Concluímos dizendo que existe diferenças entre os mundos apresentados aqui. O mundo Cosmos, apresenta de maneira geral, a revelação do Deus onipotente e criador, majestoso e infinito. O Deus que nos ama e deseja ser por nós honrado.

O mundo sistema, é o mundo onde o pecado habita em cada individuo, onde Deus não é honrado, e por isso mesmo é o mundo condenado por ser seu inimigo.

O mundo dos salvos, são todos aqueles que desejando sair do mundo da condenação, atendem pela pregação da palavra de Deus, o chamado de Jesus para uma vida de santidade e submissão a Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário